PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS

No dia 13 de março começamos a ter notícias de que seriam adotadas, no estado de São Paulo, as medidas de isolamento social como forma de combater a propagação do vírus COVID19 e determinou-se o fechamento das escolas logo na semana seguinte. Na Curumim, conforme Comunicado de 14/03, ainda mantivemos o atendimento nos dias 16 e 17 de março para que as famílias pudessem se organizar para ficar com seus filhos em casa. Começava uma nova situação para a qual nenhum de nós havia se preparado.
Fomos todos para casa e começamos a nos comunicar virtualmente. Segundo as orientações oficiais este período estava previsto para durar até o dia 12 de abril. Porém, acompanhando a evolução da epidemia, temos percebido que este período pode ser maior.
Adotou-se pelos órgãos oficiais a orientação de se utilizar o ensino à distância para minimizar os prejuízos ao calendário escolar e ao ano letivo.

ATIVIDADES À DISTÂNCIA – A ESCOLA EM CASA

Já para a semana de 23 a 27 de março enviamos um conjunto de atividades para cada turma, com o objetivo de retomar as atividades e conteúdos que já vinham sendo trabalhados e, principalmente, estabelecer uma ligação com nossos, buscar uma comunicação. Postamos também no site da Escola sugestões para a organização das rotinas familiares com a intenção de compartilhar com as famílias algumas práticas que utilizamos no trabalho cotidiano com nossos alunos, ampliando estas ideias para o ambiente da casa e da família.
Na semana seguinte mantivemos o procedimento de enviar as propostas de trabalho para as turmas.
Paralelamente a estas providências, já havíamos iniciado pesquisas para uso de ferramentas ou plataformas de Internet que pudessem ampliar nosso contato e ligação com os alunos. Várias ferramentas foram estudadas. Percebemos a importância de fazer escolhas que possam abranger as diversas situações, as diferenças que caracterizam a comunidade Curumim (pais, mães, responsáveis, alunos, alunas, professores e professoras). Nos colocamos nas diferentes posições e nos preocupamos com a necessidade de adotar medidas que pudessem ser rapidamente implementadas. Os estudos das plataformas e contatos feitos com consultoria técnica nos mostraram que a aprendizagem de uma plataforma tão repentinamente e sem tempo hábil de formação aos professores não seria simples. Além do que as plataformas, na urgência da hora, não são tão simples – especialmente para os mais novos.
Diante deste quadro optamos pela diversificação das ferramentas, usando aquilo que já está disponível para a maior parte das pessoas, abrindo a possiblidade de que escolhessem aquilo que melhor se adapta aos seus diferentes estilos e necessidades. O princípio que nos norteia coaduna-se com a própria pedagogia que adotamos – a Pedagogia Freinet – que se organiza em torno do atendimento das diferentes necessidades dos alunos para o trabalho em classe. Assim, definimos a utilização de várias ferramentas:

⦁ A postagem no site da Escola das propostas de trabalho para cada turma, com o envio para alunos com necessidades especiais por e-mail, diretamente às famílias.
⦁ A comunicação via e-mail. Cada professor e professora criou um e-mail específico para conversar com seus alunos.
⦁ A realização de reuniões virtuais utilizando-se a ferramenta ZOOM. O encontro, ainda que virtual, estava nos fazendo uma falta enorme. Muitas saudades das crianças e adolescentes. Já tivemos alguns encontros, e estamos aprendendo a lidar com esta novidade. Mas já entendemos o quanto é importante manter a disposição, bom humor e a tolerância com as dificuldades dos outros. Serão tomadas todas as precauções para manter estas reuniões fechadas e privadas.
⦁ Também propusemos a criação de grupos fechados no Facebook para que os alunos possam postar coisas que eles estão fazendo e se comunicar com os outros. Como são grupos fechados somente pais/mães ou filhos poderão fazer parte dos grupos. A coordenação é que irá autorizar o acesso. É mais uma ferramenta e é opcional.
⦁ Também iremos utilizar o canal que a Escola tem no Youtube, com este mesmo objetivo. Mais uma vez, esta é uma ferramenta opcional.
Todas estas ferramentas, sabemos, são paliativos, são emergenciais. Não substituem o encontro, a presença viva e ativa com os alunos no espaço da escola. Educação é encontro, é criação de relações. Relações do professor com os alunos, relações dos alunos entre si e relações dos alunos com o conhecimento.

ANTECIPAÇÃO DE FÉRIAS

O encontro presencial não está sendo possível e isto nos trouxe o questionamento: não seria melhor uma antecipação das férias? Esta hipótese não está descartada. No entanto, a crise que se apresenta traz uma enorme incerteza sobre o tempo que ela vai durar. Preocupou-nos enormemente pensar que poderíamos antecipar as férias, agora para o mês de abril, pensando que a medida de isolamento social poderá ser prorrogada para o mês de maio… Entendemos que uma “volta às aulas” em meio a esta epidemia seria bem mais difícil. Como reiniciar os trabalhos à distância? Assim, optamos por seguir, adaptando-nos o melhor possível às dificuldades, enfrentando-as com calma e serenidade.

CALENDÁRIO ESCOLAR E DIAS LETIVOS

Os órgãos oficiais (Conselhos Estadual e Federal de Educação, governo do Estado) definiram alterações do calendário, permitindo a utilização do ensino à distância como dias letivos. Fica mantida a obrigatoriedade do cumprimento de 800 horas letivas no ano. A Escola Curumim, no seu Regimento Escolar, oferecia um acréscimo. Nossa carga horária para os setores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I era de 833 horas anuais e para o Ensino Fundamental II era de 910 horas anuais. O ano letivo de 2020 será atípico, não resta dúvida. Teremos que nos ater ao cumprimento do que a legislação de emergência impõe. Mas faremos todo o esforço para cumprir, da melhor forma possível com a nossa missão de educar e ajudar no desenvolvimento de nossos alunos.

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE, AINDA UMA PALAVRA

Nossa proposta pedagógica tem nos seus princípios básicos a formação para a vida e pela vida, de cidadãos mais humanizados, mais solidários de sorte que possam viver no mundo de forma a desenvolverem seus melhores potenciais para si e para o outro. Não nos anima uma formação para a competitividade ou a acumulação individualista de informações para uma corrida ao mercado. Temos como premissa que o desenvolvimento de cada um só é crescimento se estiver comprometido com a desenvolvimento de todos. Estas reflexões nos permitem compreender que vivemos um momento especial. A esta geração é dado viver e experimentar algo de novo. É, sem dúvida assustador, o desconhecido está a nos cobrar um novo tipo de entendimento. Está a nos ensinar uma nova postura. Esta aprendizagem poderá ser profundamente rica ou poderá ser desperdiçada, levando-nos a repetir as velhas fórmulas de uma sociedade que já não dá conta de responder às questões da existência. Acreditamos, e nisto nos sentimos irmanados e agradecidos por vivermos estes tempos junto a esta comunidade Curumim que nos escolheu como parceiros para educar seus filhos e filhas. Acreditamos firmemente que juntos encontraremos respostas, juntos enfrentaremos a crise e dela sairemos mais crescidos, mais humanos e solidários.

Agradecemos sempre e sinceramente pelo apoio e cooperação de todas e todos vocês!