Lev Semyonovitch Vygotsky

pedagogia_vygotsky1Lev Semyonovitch Vygotsky nasceu na Bielorússia em 5 de novembro de 1896, teve uma formação multidisciplinar: formou-se em Direito, atuou como professor de Artes e Literatura, mais tarde aprofundou seusestudos na área de Psicologia, trabalhando com deficientes e formou-se ainda em Medicina, tendo dirigido o Departamento de Psicologia do Instituto Soviético de Medicina Experimental. Vygotsky preocupou-se em compreender a importância das interações do indivíduo com o meio, salientando que o conhecimento não se dá apenas a partir da ação do sujeito sobre a realidade, mas sim que ele se constitui através das relações interpessoais. A criança ao nascer encontra um meio social determinado histórica e culturalmente e participa ativamente deste meio, modificando-se e modificando os demais sujeitos que com ela interagem.
pedagogia_vygotsky2Um dos muitos e importantes conceitos para a educação, que Vygotsky desenvolveu é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, segundo o qual aquilo que a criança não é capaz de realizar sozinha hoje, mas o faz com a ajuda de alguém é uma medida do que ela será capaz num futuro próximo. Com isso a educação como atividade essencialmente interativa ganha maior importância. Outro aspecto essencial do seu pensamento é a questão da importância da linguagem e da fala na estruturação do pensamento.

QR Code Business Card

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer