Na época da Festa Junina, junto com os alunos de 6º a 9º anos, escolhemos um tema da cultura popular brasileira para conhecer melhor. A partir dessa escolha, os alunos passam a pesquisar sobre o assunto e vão produzindo trabalhos para compor o cenário da nossa Festa Junina.
Este ano estamos conhecendo um pouco do MARACATU, manifestação cultural de influência africana, que surgiu em Pernambuco.
A partir das pesquisas feitas com a professora de Artes, num primeiro momento, os alunos foram propondo a confecção de painéis e estandartes que ilustrassem os personagens e a dança de cortejo, próprios do maracatu.
E na semana que antecede à festa, os grupos de 6º a 9º anos trabalham em ateliês, junto com todos os professores do ginásio, produzindo os painéis e estandartes, confeccionando outros enfeites para a festa e construindo barracas de jogos, que também trazem o tema da festa. Entre os ateliês, além dessa “produção artística”, os professores preparam discussões a partir de letras de música e documentários que contribuem para o aprofundamento do tema.
E já que o tema é o Maracatu, as quadrilhas do ginásio vão dançar ao som de músicas de Chico Science e Nação Zumbi, grupo musical do movimento manguebeat, que também surgiu em Pernambuco e mistura ritmos regionais, entre eles o maracatu.