Aulas Regulares

Maternal até 1º ano (de 2 a 6 anos)

2º ao 5º ano

6º ao 9º ano

Curso de Férias

Nos meses de julho e janeiro a Escola oferece cursos de férias, dependendo de haver um número mínimo de crianças interessadas. Divulgamos no Informativo a abertura das inscrições, sempre nos períodos que antecedem os meses de férias, bem como o preço e outras informações.

A proposta do curso de férias é de artes e recreação.  O atendimento às crianças pode ser feito de acordo com a necessidade dos pais, em termos de quantidade de dias ou semanas que a criança irá frequentar.

Período Integral

Contra turno ao período letivo, com atividades específicas.

O Período Integral é uma boa alternativa oferecida aos pais. As crianças permanecem na Escola o dia todo e tem uma programação especial.

O Período Integral cumpre um papel importante como auxiliar na formação das crianças, com uma programação saudável e variada. Para os pais e mães é uma alternativa segura e que ajuda a evitar o desgaste do “leva e traz” para as atividades extracurriculares e também a preocupação de que a criança não fique a tarde toda na frente da TV.

Ele é oferecido nos dois períodos – manhã e tarde – em horário oposto ao das aulas regulares da criança. Por exemplo, se a criança estuda no período da manhã ela irá se reunir ao grupo de Período Integral para o almoço e as atividades da tarde. A rotina prevê horário de almoço, descanso, lição de casa, recreação e aulas especiais, como por exemplo, artes circenses, capoeira, jogos corporais ou outras. Essas atividades especiais são divulgadas no início do ano letivo.

O PI é composto por crianças de várias idades, com a professora e a auxiliar e os professores das aulas especiais. O Período Integral oferece opção para o aluno ficar uma, duas, três, quatro ou cinco vezes por semana.

Formação Continuada de Professores

Além de educação infantil e ensino fundamental completo, a equipe da Escola Curumim está fortemente envolvida com a formação de novos profissionais alinhados à pedagogia Freinet. Nessa linha são oferecidos periodicamente cursos específicos, com a duração de um dia, sobre a proposta de educação de Celestin Freinet.

A escola, com quase 40 anos de história, se propõe a fazer uma reflexão crítica sobre os modelos tradicionais de ensino e apresentar os eixos fundamentais que apoiam o trabalho do professor freinetiano.

Durante o curso também iremos promover atividades práticas que permitam uma reflexão sobre o fazer pedagógico. – Glaucia (Diretora)

Os cursos são realizados na própria escola, apenas duas vezes ao ano, e a participação pode ser uma oportunidade para educadores fazerem estágio em áreas diversas, dentro da escola. Interessados no curso podem se inscrever pelo e-mail  [email protected] ou pelo telefone 19 3256.2648. O investimento é de R$ 100.