A NOSSA PROPOSTA

Nas nossas salas de aula buscamos realizar as idéias de Freinet, garantindo aos nossos alunos o exercício da livre-expressão, da autonomia, da cooperação e do trabalho. Para realizar bem este trabalho optamos por um número máximo de 25 alunos nas classes do Ensino Fundamental. Partimos dos interesses e necessidades das crianças para organizar o currículo. Na roda de conversa temos o espaço para a manifestação destes interesses e também um espaço para a construção da vida em grupo: é neste momento que eles aprendem não só a se manifestar, mas também a ouvir os colegas, num exercício constante de construção da cidadania. Os conteúdos curriculares são rigorosamente cumpridos conciliando-se os interesses da criança com as exigências escolares. É possível, por exemplo, extrair de uma conversa sobre um passeio que um aluno fez, no fim de semana, à chácara de um amigo, todo um projeto de trabalho do grupo sobre a zona rural e a zona urbana, suas características, localização, aspectos econômicos, etc. O trabalho torna-se motivado e a criança participa ativamente.

A tônica do nosso trabalho é o equilíbrio entre o respeito às necessidades individuais, porque cada aluno pode, dentro de determinados parâmetros, escolher as atividades que irá desenvolver e a importância do trabalho em grupo, favorecendo a formação da sociabilidade.

São muitas as vivências e rica a experiência, tudo isso num ambiente cheio de afetividade e carinho. Acreditamos no importante papel da Escola na formação das crianças, especialmente quando as mesmas idéias são compartilhadas por pais e professores. Esta integração escola-casa permitirá à criança sua inserção no mundo social de uma forma harmoniosa e construtiva.

QR Code Business Card

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer